No dia 13 de fevereiro, a Candidatura Júlio Rocha veio a Ariquemes reunir-se com autoridades locais, após agendar visita através da Comissão para a Eleição do Reitor da UNIR. A vista às instalações foi precedida pelo conhecimento, em suporte eletrônico e diálogo com engenheiros, dos problemas principais de prédios inconclusos, a exemplo do que existe em cada campus da Universidade.
Em contato primeiramente com os dirigentes dos departamentos de Engenharia de Alimentos e de Pedagogia, passaram depois os assessores e o Candidato a debater com os discentes os principais problemas e as formas de enfrentá-los. Houve o protesto para que retorne o candidato de modo a poder ouvir os desejos e anseios dos acadêmicos de Pedagogia, que não estariam informados desta visita. Ficou assim agendada a nossa volta para o próximo diz 17, pela manhã, quando poderíamos apresentar em debate com alguma outra candidatura que aceite os nossos pontos programáticos.
Após diálogo com discentes, docentes e um técnico, ficou firmado o compromisso de conceder prioridade à conclusão das obras e ainda à construção de parcerias com empresas privadas no campo de alimentação - não segundo direcionasse, verticalmente, a Reitoria, mas a partir das indicações dos próprios interessados, por intermédio do seu Departamento acadêmico.
Ficou claro que, para que se dessem os desdobramentos necessários para a utilização de espaços de estágio ou de práticas, além de investimentos novos para a finalização dos prédios, será IMPRESCINDÍVEL haver, por um lado, Ficha Limpa e, por outro, experiência concreta (não apenas teórica) na gestão administrativa, de modo que a resultante permita celebrar convênios respeitados para ambas as partes envolvidas.
Ademais, sem que a apuração de responsabilidades fique obstaculizada de maneira alguma, tornou-se claro ser mais importante a conclusão dos prédios e sobretudo a aquisição de obras técnicas e científicas, além da lotação de técnicos administrativos contratados emergencialmente, conforme consta nos relatórios da Comissão de Apoio, do que admitir a presença de entidades externas à UNIR pagas pelo Erário, ou priorizar antes apurações que resolver os problemas candentes da população discente do município.
A má condução, na UNIR, dos trabalhos da Comissão de Apoio do MEC impediu até hoje os segmentos universitários de desfrutarem das medidas de urgência tomadas em favor da nossa IFES, vitoriosa nos propósitos da greve, mas sem um resultado concreto qualquer, além da renúncia do anterior Reitor. Contudo, espera-se que a modernização tecnológica possa ser implementada pari passu ao projeto governamental do MEC, responsável por unificar os sistemas de gestão integrada por internet de todas as universidades federais. Este o ponto de partida para a melhoria da gestão, desafogando o setor técnico-administrativo da UNIR.
Ao final da visita, pela tardinha, foi instalada a faixa da Campanha (foto), comemorando a possibilidade de que ambas as facções, até agora enfrentadas no Campus de Ariquemes, possam apoiar juntas (embora separadas ideologicamente) esta Candidatura, cujos parâmetros de harmonização institucional, paz social e recomposição imediata de condições mínimas de funcionamento gozaram de amplo apoiamento de todas as lideranças locais.
Comitê de Comunicação da Campanha Júlio Rocha para Reitor
Coragem para mudar
Nenhum comentário:
Postar um comentário