Diretora do Campus de Ji-Paraná, a Professora Aparecida, líder maior do centro nevrálgico das decisões de crescimento institucional da UNIR, ao lado da Professora Rute, do Campus de Presidente Médici, receberam o nosso candidato à Reitoria, JÚLIO ROCHA, que se comprometeu não somente a consolidar os cursos da UNIR aprovados institucionalmente para funcionar como também incrementar a sua OFERTA, seguindo os anseios de EXPANSÃO do ensino superior na Sociedade Rondoniense.
O Estado de Rondônia, dotado de 53 municípios (sendo um em fase de criação), pede mais que nada o cumprimento do ditame CONSTITUCIONAL da “interiorização da Universidade”, pública, gratuita, laica, democrática e de qualidade.
Foi recordado o tema do o Calendário Acadêmico. O Professor Júlio, apesar de votar na Câmara de Graduação do CONSEA aprovando-o conforme proposto no âmbito de Porto Velho para 2011.2, firmou compromisso com as professoras representantes de Ji-Paraná, de Cacoal e de Vilhena, e votou aprovando também um Calendário Acadêmico para 2012.1, que contemplou as diferenças havidas segundo as diversas realidades dos vários campi. Igualmente o professor Raitani corroborou o aprovado na Câmara e firmou o acordo. Infelizmente, contudo, um dos membros da Câmara não honrou o voto e desfez o acordo realizado naquele Colegiado, prejudicando os cursos de diversos campi de Rondônia.
Relembrou-se que também foi de uma proposta do professor JÚLIO ROCHA como conselheiro que surgiu o texto da Resolução aprovado na reunião do CONSUN que garantiu igualdade de tratamento, tanto entre os discentes que seguiram como daqueles que não seguiram a greve, PACIFICANDO assim as relações entre as posturas divergentes dos discentes e docentes da UNIR.
Lembrou-se haver um comprometimento sério do professor JÚLIO ROCHA para que a UNIR, como Universidade Pública Federal*, venha a obedecer plena e inevitavelmente aos doze princípios de:
I - indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;II - função social do ensino, da pesquisa e da extensão;III - interação permanente com a sociedade e o mundo do trabalho;IV - integração com os demais níveis e graus de ensino;V - igualdade de condições para o acesso e permanência discente na instituição;VI - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte, a cultura e o saber;VII - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;VIII - garantia de qualidade acadêmica;IX - gestão democrática e colegiada;X - eficiência, probidade e racionalização na gestão dos recursos;XI - valorização profissional dos docentes e técnico-administrativos; eXII gratuidade do ensino de graduação e de pós-graduação, compreendendo programas acadêmicos de pós-graduação stricto sensu.
O candidato JÚLIO ROCHA, após conversar com representantes de discentes de vários cursos (Física, Intercultural, Pedagogia, Engenharia Ambiental, Estatística e Matemática) e docentes, explicou a sua postura em apoio ao fornecimento de bolsas a estudantes indígenas, inclusive a quem tenha vínculo empregatício (deliberação passará pelo Comitê Técnico Científico da UNIR, onde já opinou o professor Júlio) e afinal mencionou o tema da aquisição de livros à biblioteca, que não deveria passar por decisão da Reitoria.
A assessoria do candidato se comprometeu a agendar um retorno especial aos campi de Médici e de Ji-Paraná ainda durante a Campanha, uma vez que necessita-se de tempo específico para conversar com docentes em férias, além de ter de voltar a visitar as instalações do mais novo Campus da UNIR, que, até por isso, será aquele que maior incremento deverá receber da próxima gestão, tanto permitindo a equalização de problemas de espaço físico como equilibrando as forças produtivas dos cursos de Ji-Paraná e de Médici, que devem estar voltados ao conhecimento específico regional local sem perder o enfoque da pluralidade científica que nos abrange como um todo.
* Cf. o Anteprojeto de Lei adotado pela ANDIFES, para debate parlamentar, a partir de documentos das bases, debatidos com o ANDES.
Comitê de Comunicação da Candidatura JÚLIO ROCHA
Coragem para mudar
Nenhum comentário:
Postar um comentário