ONDE ESTAVAM OS DEMAIS CANDIDATOS QUANDO AS LUZES SE APAGARAM?
Quem pergunta por que o slogan da Candidatura JÚLIO ROCHA é “Mudar com Coragem” muitas vezes duvida-se de quais sejam as suas referências, dadas 1) algumas críticas sobre haver algum presumível voluntarismo excessivo do candidato ou 2) as suas posturas do passado de enfrentamento com o que se chama de “a velha corrupção” da UNIR, que (deixando-se de lado pessoas de bem aderidas por outros motivos) fora fragorosamente derrotada eleitoralmente pelo professor Januário na eleição à Reitoria de 2010.
Avaliando a História e as opiniões, verifica-se não ser nada disso, porém, a base desta filosofia do Candidato, representada no slogan “Mudar com Coragem”.
Trata-se aqui de indicar a resposta a uma pergunta simples: QUEM faz O QUÊ QUANDO as luzes se apagam? Como atuar de modo corajoso quando a ocasião demanda possibilidade ao mesmo tempo de um gesto nobre ou covarde, atrevido ou pusilânime?
Relatamos aqui seis eventos contemporâneos, que explicarão este slogan “Mudar com Coragem”. Explicará também algumas posturas inevitáveis de quem foi algoz quando deveria ser protetor.
1. Explica-se por exemplo por que ex-dirigentes da ADUNIR apoiam uma candidatura do Fórum forjada forçosamente para se contrapor ao nome do professor JÚLIO ROCHA, que já estava posto contra a corrupção e a favor da construção de cursos na UNIR desde 2010.
Onde estavam os demais candidatos neste momento? Com quem estavam eles?
Explica-se porque no episódio do Professor Roberto Carlos Farias, quando dirigentes da ADUNIR negaram-se a favorecer um enfermo, o professor JÚLIO ROCHA ingressou com representação a favor dos seus familiares, embora obtivesse reação contrária inusitada de muitas pessoas que desconheciam o assunto. [Anexo A]
Onde estavam os demais candidatos naquele momento?
2. Na crise da UNIR de 2011, quando faltavam interlocutores na Administração Superior da UNIR, para um inter-relacionamento institucional confiável com o MEC, no início da última greve, o professor JÚLIO ROCHA redigiu uma Carta Aberta, negociando os termos com todos os seus iguais, os diretores de núcleos da UNIR. [Anexo B]
Onde estavam os demais candidatos naqueles momentos difíceis?
Com a chegada desta Carta Aberta ao MEC por mensagem de e-mail, o Secretário de Educação Superior telefonaria no mesmo dia para o professor JÚLIO ROCHA, prometendo o envio da famosa Comissão de Apoio do MEC, que deveria ter sido melhor aproveitada…
Onde estavam os demais candidatos naquele momento? “Ouvindo as bases?”
3. No episódio da prisão do professor Dr. Valdir Aparecido [Anexo C], o professor JÚLIO ROCHA foi quem, com protestos diante da PF, obteve abertura para a introdução de advogados, e depois redigiu a primeira versão de um habeas corpus (que não veio a ser ingressado, dada a mudança da penalidade, no decorrer do inquérito), e foi quem levou, com um aluno de Ciências Sociais, às 3h da madrugada, um cobertor ao interior do Presídio.
Onde estavam os demais candidatos neste momento quando as luzes se apagaram?
4. Foi, depois, o único docente a se introduzir no Pandinha, na manhã seguinte, e abraçar e fotografar o detento.
Onde estavam os demais candidatos neste momento quando as luzes se apagaram?
5. Quando o Programa da Globo Fantástico se tornou uma realidade possível, quem foi o PRIMEIRO a se postar diante das câmaras, a manifestar desagrado, conforme acontecia por todos os campi do Estado, pelos prédios em construção parados? [Anexo D]
Onde estavam os demais candidatos neste momento? Escondidos? Aguardando?
6. Quando foi assassinado um professor da UNIR, o professor JÚLIO ROCHA estava em sala de aula quando foi chamado por telefone de São Paulo, pelo seu Chefe de Departamento, pedindo que comparecesse em apoio a colegas que haviam reconhecido o corpo do docente. Ali compareceu imediatamente e sentiu a renitência da Polícia em apurar os fatos, com escusa acintosa de investigação.
Quem redigiu o texto que combatia a imobilidade policial possível? [Anexo E] A divulgação no Facebook da foto do carro da vítima levaria à localização do criminoso e à sua detenção imediata.
Onde estavam os demais candidatos neste momento, quando tanto se precisou de apoio? Verdade seja dita que, juntamente com a Reitora professora Cristina, foi quem também acompanhou os familiares naquela difícil translação do filho morto.
Além disso, o professor JÚLIO ROCHA gerencia conflitos, busca passagens para pessoas doentes (algumas esqueceram facilmente disso, tão logo se apresentou a oportunidade de terem um projetinho aprovado facilmente), auxilia apresentando-se à cabeceira de uma cama de hospital e enfrenta a polícia quando mais fácil seria fingir que nada estava acontecendo… a isso se chama atitude!
Onde estavam os demais candidatos nestes momentos de sombra e de dor?
Muitas outras pessoas, quando as luzes se apagam, ficam à espreita, covardemente. Ficam esperando, aguardando o retorno da luz ou então amaldiçoando a escuridão!
Esperam, fracos, a presença de alguma espécie de manipulação partidária, um empurrão virulento e mordaz oriundo de velhas raposas, a oferta pequeno-burguesa de apoiamento familiar-provinciano, a pequenez de contar com a ignorância de muitos e com valores políticos menores, tal como a agitação ‘melosa, a divisão de um eleitorado assustado pela crise e pela greve, subtraídos da mesa os interesses concretos da coletividade TOTAL do Estado, deixando de lado uma discussão ampla, com TODOS OS MUNICÍPIOS e com TODOS OS SEGMENTOS, querendo a aclamação fácil de duas dúzias de pessoas, muitas trazidas telefonicamente, sem nada ter a ver com as lutas REAIS, aí relatadas, de uma vivência cotidiana de dificuldades CONCRETAS.
Sabe-se contudo que a fome não dá um dia só. E então perguntamos a você?: Onde você estava QUANDO AS LUZES SE APAGARAM? Poderá contar com qual dos demais candidatos quando chegar de novo este momento quando as luzes se apaguem novamente?
Bote a mão na consciência: VOTE VINTE, para aclamarmos assim os valores do trabalho e da solidariedade do professor JÚLIO ROCHA!
Texto coletivo revisto e aprovado pelo Comitê de Comunicação da Candidatura JÚLIO ROCHA
Mudar com Coragem
Nenhum comentário:
Postar um comentário