Com base na Ética, tema trazido pela Eloíza, aí abaixo, perguntamos: Por que começamos a Campanha somente no dia 06 passado?
- Porque é ético. Sendo homologadas as inscrições na sexta, o normal é que comecemos os movimentos específicos somente na segunda anterior, tendo utilizado o fim de semana para organizar os sete comitês, linkando a todos os campi e trazendo propostas de cada um para o nosso Programa, a ser levado a cada espaço.
- “Começar a Campanha” não implica que pensamos que o Mundo dos Problemas da UNIR começou na Era Januário (como forçam alguns, pela falta de leitura histórica) e também não significa pensar que a luta contra as irregularidades iniciou na época da greve (como declara uma das candidaturas, talvez de modo real, o que é uma pena).
- Desde 1990, temos textos publicados sobre estes problemas da UNIR, nos jornais, e pronunciamentos nos debates, em diversos fóruns através do tempo, porque a História não nasceu agora nem parará aqui.
- Ética é fazer desta luta uma realidade cotidiana. Infelizmente alguns acordaram hoje para esta luta, e terão que percorrer um longo caminho antes de cair a ficha e ver que CANDIDATURA NÃO É LUGAR PARA PROJETOS PESSOAIS NEM FAMILIARES, nem é espaço para uma burguesia provinciana brilhar ao descobrir que o tempo existe.
Este tipo de aventureirismo coloca em risco a UNIR crítica, sobretudo coloca em risco podermos lançar mão de textos de servidores técnicos e docentes, que redigiram propostas mil ao longo das outras campanhas, textos que estão sendo desprezados em nome de uma criação ex-nihil (do nada). Fizemos nós, os da UNIR histórica, um levantamento capaz de dar corpo à verdadeira UNIR que queremos todos. - Agir com Ética é portanto lutar dia a dia e hora a hora, não somente quando surge a oportunidade de se candidatar, para saber agora o que querem as pessoas e para dar às pessoas o que quer a sociedade. Em 1994, publicamos um texto no Jornal da ADUNIR exigindo o cumprimento da instalação do que dizia o Decreto recém-publicado. Qual outra candidatura fez algo parecido em algum tempo ou lugar? Sabiam que existia este tema?
- Dado o surgimento do tema, repassarei hoje para o blog discente “DocumentárioUnir.com.br” esse texto antigo, para difusão, de modo a que saibam, aqueles que tenham boa-fé (porque os venais não serão leitores conscientes e preferirão enfiar a cabeça na areia da hiperatualidade), que a História do combate a irregularidades na nossa UNIR não iniciou com a greve.
- Refiro-me a “aqueles que tenham boa-fé” apenas porque os leitores venais (isto é, os que já amarraram seus projetinhos pessoais a uma certa candidatura) preferirão a inconsciência de pensar que dois meses de um Fórum, de limites abertos, podem ser mais importantes do que toda uma vida dedicada ao combate pela melhoria em toda a Universidade. Isto não tem jeito, porém. Como diziam Chico e Pablo, “a História é um carro alegre cheia de gente contente que atropela indiferente todo aquele que a negue”.
Júlio Rocha
Nenhum comentário:
Postar um comentário